28 janeiro 2011

POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA?

Olá Pessoal, nesta máteria estaremos discutindo o porque de se estudar História, uma matéria tão chata e decorativa não é? Bom vamos de forma fácil mostrar por que estudamos História. espero que gostem, vamos lá:

Até aquí vimos tentando descrever o que o estudo da história envolve, muitos estudantes, entretanto, desejarão também saber qual é a sua finalidade. "Por que estudar História?".

Em primeiro lugar temos que ver a história como uma herança, uma boa resposta é a de que a história é uma espécie de cofre de guardar jóias que contém a herança cultural de cada indivíduo nascido na civilização do mundo moderno.

Um momento de reflexão poderá nos mostrar que, se todos os conhecimentos, ideias, instituições e riqueza material acumulados no passado nos fôssem de súbito retirados, reverteriamos instantâneamente à condição de bêstas selvagens.

Que seria nossa civilização sem a arte da Grécia Antiga, da Índia Oriental ou da China? Que seria ela sem a Bíblia, ou a religião de cristo, ou os grandes ensinamentos religiosos de Buda e maomé? Que seria das catedrais góticas que herdamos da Era Feudal na Europa, ou a arte da era do renascimento? 

Que seriamos de nós sem a história de pessoas como: Shakespeare, Confúcio, Herodoto, Platão, ou mesmo aqueles que desafiaram seu tempo para proclamarem o seu novo modo de pensar e ver o meundo religioso como: Jerônimo Savonarola, Martinho Lutero, João Bunyan, Jônatas Edwards, João Wesley e entre outros.

Portanto estudar História nos dar uma visão ampla do passado tão valioso para o cidadão e indivíduo. Com o estudo da história este cidadão aprenderá a ver, como um todo, os problemas que surgem na vida social da humanidade, e aprenderá por meio da história os vários meios de resolve-los.

Portanto estudar história não se resumi em apenas uma máteria chata e decorativa que muita das vezes é necessário recorremos ao bom e velho processor de colar nas provas para se alcançar a nota final. So iremos aprender história quando aprendermos e reconhecermos que somos agentes ativos dentro da história. Bom espero que vocês tenham gostado deixem seus comentários e até a próxima.

Por: Fábbio Xavier
Teólogo e Graduando em História   

0 comentários:

Copyright © 2008 – 2013 História Nova em Foco Todos os Direitos Reservados a Fábbio Xavier


  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP